Balanço de Branco

A reprodução de cores das câmeras fotográficas está sujeita ao tipo de iluminação sob o qual se trabalha. Isto é, trabalhar sob luz azulada ou amarelada tornará todas as cores na fotografia azuladas ou amareladas. É necessário deixar a câmera saber, portanto, qual é a cor da luz utilizada antes de se registrar determinada cena.

Fotografia feita com filme tipo "Day Light"sob iluminação de incandescência  

O recurso utilizado para tanto é o chamado “Balanço de Branco”, ou “White Balance” (WB). O acesso a esse controle, nas câmeras Reflex, costuma ser muito fácil, em geral na forma de um botão marcado com a sigla.

A princípio, bastaria selecionar, no menu de WBs, o símbolo que mais se aproximasse da situação que se enfrenta – fosse “Luz do Dia”, “Céu Nublado”, “Sombra”, “Lâmpada Incandescente” ou qualquer outra.  No entanto, como as máquinas trabalham com valores aproximados ou médios, convém testar mais de uma opção de Balanço de Branco antes de se começar a fotografar – sempre conferindo no LCD. A configuração cuja foto mais se aproximar da cena real deve ser utilizada, a menos que se tenha como intuito algum efeito criativo.

Além das opções básicas de WB (na câmera usada como referência, “Automático”, “Luz do Dia”, “Sombra”, “Céu Nublado”, “Lâmpada Incandescente”, “Lâmpada Fluorescente” e “Flash”), a maioria dos modelos de máquina costuma contar também com um modo “Personalizado” e um modo ”K”, em que se deve informar numericamente a “temperatura de cor” da cena.

O modo “Personalizado” permite que mostremos para a câmera uma referência de cor branca, sobre a qual serão calculadas todas as outras cores a serem reproduzidas. Em geral, é necessário fotografar alguma superfície de cor branca sob a iluminação com a qual se irá trabalhar, e seguir as instruções do fabricante. Já o modo “K” pede que informemos o número referente à “temperatura de cor” (uma referência quantitativa à cor da luz ambiente naquelas condições), que costuma variar de 2700K a 10000K (a unidade “K” chama-se “Kelvin”, e é uma escala centígrada de temperatura usada em Física).

Para usar o modo “K”, devemos saber de antemão qual a temperatura de cor da luz de um determinado ambiente. Por exemplo, considera-se que a luz natural varia em torno de 5600K, enquanto que lâmpadas fluorescentes brancas têm temperatura de cor de aproximadamente 6400K. Daí, basta selecionar a temperatura na câmera e fotografar. Tanto lâmpadas de luz contínua quanto flashes trazem essa informação em suas respectivas embalagens ou manuais de instruções.


Acompanhe abaixo um exemplo de teste prévio de Balanço de Branco.


Balanço de Branco Automático

Muitas vezes, o balanço de branco automático funciona bem e reproduz as cores com muita fidelidade. Nesta cena às 14h30 da tarde de um dia ensolarado no Centro de SP, o resultado é bem aceitável, embora as cores na cena real que observo estejam um pouco mais quentes.


Balanço de Branco para Luz do Dia

Observa-se muito pouca diferença entre esta configuração e a anterior, indicação de que a câmera provavelmente ajustou o balanço de branco para algo muito próximo de Luz do Dia quando teve de tomar a decisão sozinha.


Balanço de Branco para Flash

Embora não tenhamos usado flash, este ajuste é uma boa pedida quando se trabalha sob sol, já que as temperaturas de cor do sol e das lâmpadas de flash são bem parecidas. 



Balanço de Branco para Lâmpada Incandescente

Uma vez que a luz das lâmpadas de incandescência apresenta coloração amarelada, a câmera optou por tingir todas as cores com algo frio, tentando balanceá-las. No entanto, como a cena estava iluminada pela luz do sol, que pode ser considerada praticamente branca, esta opção ficou longe do ideal. 

Balanço de Branco Personalizado

Foi utilizada uma folha de papel branca posicionada à frente da objetiva, sob o sol, para que a câmera fizesse a medição. Mais uma vez, a reprodução de cores é muito fiel; geralmente, essa configuração de balanço de branco é a que dá os melhores resultados.


Balanço de Branco por Temperatura de Cor (K)

A literatura traz a temperatura de cor da luz natural média como sendo de 5600K. O valor foi informado à câmera, que reproduziu as cores com consistência, resultando em algo próximo do balanço de branco para Luz do Dia e para Flash.


Em nosso exemplo, a cena fotografada permitia mais de uma opção de balanço de branco, o que é a situação mais comum. Nesses casos, cabe ao fotógrafo decidir entre configurações de WB parecidas, em que pode pesar seu gosto pessoal. Não obstante, determinados trabalhos exigem uma reprodução de cores extremamente fiel, como no caso da fotografia publicitária, e aí torna-se conveniente o uso de regulagens finas que serão tema de outro post. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo de Imagem Ajuste o Seu

Entendendo a Escala do Diafragma

Entendendo o Obturador da Sua Câmera