Street Photography

Fotografia de rua (popularmente street photography) é uma modalidade popular entre viajantes, muito embora seja praticável em qualquer fim-de-semana ou mesmo no caminho para o trabalho. Possíveis temas são aglomerações de pessoas em áreas de comércio, performances artísticas, festejos locais ou situações cotidianas.
Teatro Municipal, durante uma aula. Captura analógica.
No caso de você estar passeando num lugar novo ou mesmo durante uma viagem, as ruas terão um lugar especial entre suas lembranças. O movimento, as conversas, as cores, as formas, tudo oferece infindáveis oportunidades em fotografia.
Em meus passeios ou humildes viagens, tenho o passatempo de registrar gestos. Fotografo tanto de perto quanto de longe. Ao sentir que posso incomodar, troco por uma lente zoom, mas as mais importantes nuances e o verdadeiro instante-chave só se consegue ao se chegar perto.
Quem tem preferência por retratos não-posados pode querer optar por um equipamento mais discreto. DSLRs pequenas e lentes fixas curtas como 35mm costumam ser uma boa pedida: uma pessoa passeando com uma 70-200 pode acabar chamando atenção demais, e não só de seus assuntos, mas também dos amigos do alheio. Mais uma dica, que parece óbvia mas muitos esquecem, é que não custa usar roupas discretas ao se sair para fotografar.
Avenida Paulista, captura analógica.
Os fotógrafos de rua costumam dar preferência a lentes grande-angulares médias. Em câmeras full-frame, estamos falando de algo como 24 ou 35mm. Pessoalmente, acho a 35mm mais bacana, embora a 40mm pancake tenha efeito parecido e seja ainda mais discreta. Nos casos em que dão preferência a tele-objetivas, as distâncias focais usadas estão acima de 70mm. (Esta distância focal ajuda a criar um bom desfoque que isola o primeiro plano do fundo). Uma outra vantagem de lentes fixas é que costumam ter abertura máxima maior - o que é especialmente valioso no trabalho noturno.  
Pode ser melhor, ao invés de ficar espreitando, abrir o jogo e avisar as pessoas de sua intenção de fotografá-las. Pessoas que acham barbas uma coisa exótica já fizeram isso comigo, e naquele momento não pareceu tão estranho assim. A vantagem é que a foto é muito melhor preparada se feita com mais calma.
Quando usar lentes grande-angulares, lembre-se de que a profundidade de campo tenderá a ser maior do que com uma lente normal ou uma tele. Nesse caso, pode ser vantajoso fazer foco manual por zona, travando-o a 2 ou 3 metros de distância. Essa prática era comum no tempo das rangefinders analógicas, cujas lentes exigiam um processo mais chato de focagem.
E, como uma orientação final: seja paciente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo de Imagem Ajuste o Seu

Entendendo a Escala do Diafragma

Entendendo o Obturador da Sua Câmera