Anatomia de uma DSLR - Como funciona uma câmera profissional



O funcionamento básico de todas as câmeras fotográficas é parecido - e quando se trata das DSLRs (ou mesmo das SLRs) então, quase nada varia.

A característica fundamental de uma câmera fotográfica é que ela é uma caixa oca que mantém seu interior isolado do ambiente externo - e, por isso mesmo, se chama "câmara". A única luz que é permitida em seu interior é aquela que teve seus raios perfeitamente organizados pela objetiva. 

A objetiva, por sua vez, é um conjunto de lentes, que podem ser planas, côncavas, convexas, ou mesmo ter essas características combinadas. Existe uma infinidade de objetivas no mercado, e cada uma causa determinados efeitos (consulte nosso post sobre tipos de objetivas). Dentre eles, pode-se destacar a aproximação de um detalhe da imagem, ou mesmo o efeito inverso, a redução virtual do ambiente para que caiba no enquadramento.

As lentes que compõem a objetiva são chamadas de elementos (1), e, em geral, são feitas de vidro ou material similar.  

Partes da câmera fotográfica: elementos da objetiva (1); diafragma (2); espelho basculante (3); obturador (4); plano do sensor ou do filme (5); tela de focalização (6); pentaprisma (7); e lente ocular (8). 

Ainda no interior do corpo da objetiva, no final, temos o diafragma (2), que controla a abertura pela qual a luz sai da objetiva e alcança o interior da câmera, como uma forma de controlar essa quantidade de luz. Em seguida, os raios de luz podem seguir dois caminhos: no primeiro, ela será refletida no espelho (3), atravessa a tela de focalização (6) e sofre mais uma alteração de caminho dentro do pentaprisma (7), o que permite que a imagem atinja o visor da câmera (8), onde está o olho do fotógrafo; esse é o percurso padrão enquanto o fotógrafo está enquadrando a cena e se preparando para o clique. Já no momento do clique, a luz percorre um segundo caminho: ao invés de ser refletida no espelho, que é basculante, este se levanta no sentido da seta e permite que seus raios atravessem o obturador (4) e atinjam o sensor (5), onde a imagem é formada e enviada ao processador.

Por trabalhar com reflexão por um espelho é que as câmeras profissionais costumam ser chamadas de DSLRs, sigla de Digital Single-Lens Reflex (Câmera Digital de Reflexo de Objetiva Simples). O termo "lente simples" é herança do tempo das câmeras analógicas, em que ainda existiam câmeras de objetivas duplas. Mas isso já é assunto para outro post! 

Comentários

  1. Muito bom! Como sou um mero iniciante, e meu conhecimento nesse assunto é extremamente pequeno, seu post me ajudou demais! É bem explicado, e não foge do assunto. Fala o que tem que fala sem confundir o leitor (pelo menos os iniciantes hehe). E o desenho... Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo de Imagem Ajuste o Seu

Entendendo a Escala do Diafragma

Entendendo o Obturador da Sua Câmera