Fotometria em contra-luz (ou Conhecendo os Modos de Medição)

flickr.com/photos/bandreoli
Antigos manuais de câmeras analógicas costumavam trazer uma dica para quando se fotografava com altas luzes por trás do assunto: normalmente, algo como compensar a fotometria para mais dois pontos. Isto é, a partir da fotometria que a câmera acusasse, digamos, f/8, deveríamos "abrir" dois pontos, chegando em f/4, por exemplo.

Naturalmente, era uma aproximação, mas que podia ser usada com uma boa quantidade de acertos. Mas no que essa regra se baseava?

Você já deve ter experimentado fotografar alguém num ambiente fechado, em frente a uma janela pela qual entrava a luz do dia. Caso você estivesse usando uma câmera automática, ou se colocasse seu fotômetro em EV = 0, o resultado seria um fundo relativamente detalhado e seu modelo numa sombra completa. Isso acontece porque a câmera não sabe o que é seu assunto ou seu objetivo, e só sabe que deve responder àquela quantidade de luz. Toda aquela luz de fundo "engana" a câmera e a faz reduzir sua fotometria, deixando o objeto fotografado muito escuro. Daí vem a ideia da compensação "para mais".

Essa compensação (que nem sempre será de exatamente 2 pontos) deverá ser sempre repetida nessas situações, especialmente se você estiver usando um modo de medição do tipo matricial, por exemplo.

Os modos de medição determinam quanto da área de seu enquadramento está sendo considerada na fotometria. O modo matricial considera toda a área enquadrada. Já o modo parcial considera apenas uma área central do enquadramento, que representa mais ou menos 50%, dependendo do modelo da câmera. 

Mas qual a relação disso com nosso problema?

Digamos que você esteja fazendo um retrato em plano fechado, isto é, enquadrando do rosto até os ombros de um amigo. Atrás dele há uma quantidade de luz maior do que aquela que o ilumina pela frente. Para que você possa desconsiderar os entornos do enquadramento e fazer o fotômetro preocupar-se somente com seu assunto, que está no centro, é melhor usar a medição parcial. Assim, há uma chance maior de acerto se você usar o EV = 0. Se você tivesse usado a medição matricial, a câmera poderia se enganar ao ver toda aquela luz vinda do fundo.

Para obter ainda mais precisão, você pode usar a medição pontual, que considera mais ou menos os 5% centrais do enquadramento. É como se o fotômetro visse apenas um ponto no centro, e você pode fotometrar o objeto que quiser, bastando mantê-lo no centro do enquadramento. Assim que a medição e a devida fotometria tiverem sido feitas, você pode reenquadrar a cena para ter uma melhor composição, se quiser.

Consulte o manual de sua câmera para descobrir como alternar entre os diferentes modos de medição. As DSLRs ainda costumam oferecer um modo de medição ponderado no centro, em que toda a área enquadrada é considerada, mas, para o cálculo que o fotômetro faz, há um peso maior na área central. Acaba funcionando como uma opção intermediária entre as medições matricial e parcial.



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