Para quê serve o Zoom do flash?


Você já observou que, da mesma maneira que a objetiva, o flash também pode operar variando seu zoom?

A ideia dessa função é que ele acompanhe o zoom da objetiva, isto é, varie o ângulo de seu feixe conforme varia a distância focal da objetiva.

Digamos, por exemplo, que você esteja usando uma lente 18-105mm. Se seu flash estiver ligado e com a cabeça voltada para a frente, e você girar o anel de zoom de sua objetiva até a região grande-angular, o zoom do flash acompanhará a lente, mostrando uma "milimetragem" semelhante. O feixe de luz liberado será condizente com o ângulo de abrangência do enquadramento. Da mesma forma, se você girar o zoom até a região tele-objetiva, o zoom do flash o acompanhará (mostrando, por exemplo, 105mm na tela). Conforme a abrangência do feixe diminui, sua potência vai ficando mais concentrada, o que é um efeito muito bem-vindo quando se fotografa a uma distância um pouco maior.

Está curioso sobre como o flash controla o ângulo da luz? Trata-se de um simples movimento da lâmpada em seu interior, conforme ilustração:


Movimento da lâmpada dentro da cabeça do flash, conferindo efeito de "zoom". A flecha vermelha mostra a posição da lâmpada.


Se você quiser controlar esse zoom do flash manualmente, essa possibilidade também é oferecida. A maioria dos flashes modernos possui um botão "zoom". Esse recurso é ótimo para conferir efeitos criativos à iluminação. 




Comentários

  1. Muito obrigado! Apesar de simples, me ajudou bastante, pois eu não sabia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdemar, a intenção do blog é justamente essa, oferecer os conhecimentos de fotografia de forma fácil e funcional. Abraços e boas fotos!

      Excluir
  2. Nossa ótima explicação tbm. Não. Sabia que era assim

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo de Imagem Ajuste o Seu

Entendendo a Escala do Diafragma

Entendendo o Obturador da Sua Câmera