Estúdio fotográfico - dois layouts bem simples para retratos noturnos



Em nossa última aula, num fim de tarde na Avenida Paulista, os alunos tiveram de criar um esquema de iluminação para retrato com apenas um radio-flash, um rebatedor e nossas câmeras e flashes. 

Como optamos por câmeras full-frame, que não possuem flashes embutidos, o disparo do flash tinha de ser feito por meio de radio-flash, sem a possibilidade do recurso do infravermelho. Assim, ao termos somente um radio-flash disponível, as únicas fontes de luz teriam de ser um flash e nosso rebatedor de luz.

O primeiro esquema contava apenas com o flash sobre um tripé posicionado atrás da querida modelo Areta, com intenção de criar efeito de contra-luz em seus cabelos. Nessa foto, que fiz com minha câmera, a luz que ilumina seu rosto provém de um rebatedor, posicionado do lado direito, que devolve para a modelo um pouco da contra-luz.




Quando decidimos dispensar o rebatedor, uma luz harmoniosa foi obtida mantendo o flash fora da câmera, numa posição lateral, como na foto abaixo. Se optássemos por colocar o flash sobre a câmera, a impressão de profundidade teria sido prejudicada. As áreas de sombra foram um pouco recuperadas por auxílio do Lightroom.




Em ambas as situações, deve-se ter em mente que sensibilidades ISO muito baixas, aberturas de diafragma pequenas e velocidades de obturador altas tenderão a deixar as áreas escuras da foto ainda mais escuras, mesmo que você tente compensá-las com a potência do flash. Para poder controlar esse efeito, encontre uma boa relação entre as configurações da câmera e da unidade de flash. 






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