MODOS DE PROGRAMAS CRIATIVOS DA SUA CÂMERA DSLR

             Com certeza você já deve ter percebido que no seletor de sua câmera, além dos modos automáticos; como esporte, macro, retrato, paisagem e etc, também temos o bendito botão verdinho (modo automático total). Também temos o modo M, onde a câmera fica totalmente manual, ou seja, ela não escolhe nenhum parâmetro de configuração para sua foto. O usuário fica com total controle da câmera. Esse modo geralmente é o mais usado pela maioria dos usuários mais experientes.

            Fora os modos que já citei, também existem os modos de programas criativos. São eles; P, TV, AV.
Seletor da câmera
Agora vamos conhecer cada um deles e suas características.

Vamos começar pelo:

P: Programa AE.
  
P significa Programa.
AE significa Exposição Automática.

Neste modo a câmara define automaticamente a velocidade do obturador e a 
abertura em função do brilho do motivo. O ISO ficará ao seu critério. 

Verifique a velocidade do obturador e a indicação de abertura. Desde que a velocidade do obturador e a indicação de abertura não estejam a piscar, será obtida uma exposição correta.

Diferenças Entre P e Automático Total.
Com Auto Total, muitas funções como o modo AF, o modo de avanço e o flash incorporado são definidas automaticamente para evitar fotografias estragadas. As funções que você poderá definir são limitadas. Com P, apenas a velocidade do obturador e a abertura são definidas automaticamente. Pode definir livremente o modo AF, o modo de avanço, o flash incorporado e outras funções.


Tv: Prioridade de Obturador AE.

Neste modo, o usuário especifica a velocidade do obturador e a câmara define automaticamente a abertura para obter a exposição correta, em função do brilho do motivo. Nesse modo você também pode especificar o ISO que irá usar.

Uma velocidade do obturador mais rápida pode fixar a ação ou um motivo em movimento. Uma velocidade do obturador mais lenta pode produzir um efeito desfocado, criando a impressão de movimento.














Importante: 

*Se a abertura máxima começar a piscar, significa que existe subexposição. Rode o seletor para definir uma velocidade do obturador mais lenta até a abertura parar de piscar, ou especifique uma sensibilidade ISO mais alta.
*Se a abertura mínima começar a piscar, significa que existe sobrexposição. Rode o seletor para definir uma velocidade do obturador mais rápida até a abertura parar de piscar, ou especifique uma sensibilidade ISO mais baixa.


Av: Prioridade de Abertura AE.

Neste modo, o usuário especifica a abertura pretendida e a câmara define automaticamente a velocidade do obturador para obter a exposição correta, em função do brilho do assunto. Neste modo você também terá que definir o ISO.

Um número f/ superior ( f/22, f/36) resulta na focagem aceitável de uma maior parte do 
primeiro plano e do segundo plano. 

Por outro lado, um número f/ inferior (f/ 2.8, f/ 1.4) resulta na focagem aceitável de uma parte menor do primeiro plano e do segundo plano.

Não esqueça! 

Se a velocidade do obturador de “30"” começar a piscar, isso indica subexposição. Rode o seletor para definir uma abertura maior até parar de piscar ou defina uma sensibilidade ISO mais elevada.

Se a velocidade do obturador de “8000” piscar, isso indica sobrexposição. Rode o seletor para definir uma abertura inferior até parar de piscar, ou defina uma sensibilidade ISO mais baixa.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo de Imagem Ajuste o Seu

Entendendo a Escala do Diafragma

Entendendo o Obturador da Sua Câmera