Síndrome do “Eu preciso ter!”



A maioria da galera que está começando se aventurar no mundo da fotografia, seja por “hobby” ou no intuito de se tornar profissional, tem a síndrome do eu “preciso ter”. De inicio, fazem algumas pesquisas, e veem determinados fotógrafos, usando certos equipamentos, na mesma hora já partem para uma pesquisa de preço sobre o equipamento. Porque na sua cabeça, esse equipamento é o melhor.

Mas, esse equipamento é o melhor pra quê ou pra quem? Será que a pessoa que está começando estudar fotografia, vai realmente precisar de uma HASSELBLAD A5D, TOCHAS BRANCOLOR , RÁDIO FLASHES e DIFUSORES DE LUZ para fazer foto de florzinha? Pombo?  Nuvens?

Qual o sentido de comprar muitas lentes, dois corpos de câmera, flash e etc, se você está aprendendo? Já parou pra pensar que todo esse dinheiro que você investiu em equipamento, pode estar se perdendo?

Independente de que rumo você queira dar a sua fotografia, sair comprando meio mundo de equipamento não é uma solução. Até porque, quando você começa a aprender, você começa a entender a função de cada equipamento, e assim evita comprar o que não será necessário.

Equipamentos top de linha, são usados em mercados superexigentes, como a moda e fotografia publicitaria. Quando falamos que uma câmera é melhor que outra, ela é melhor no sentido de efetivar o trabalho, Por exemplo: Uma Hasselblad h5D é melhor que uma Canon XSI por que a imagem produzida pela Hassel conseguirá ampliar no tamanho da fachada de um prédio, com todos os detalhes e sem perder qualidade, enquanto na XSI o mesmo tipo de ampliação seria inviável, manter a definição e os detalhes.

Muitas pessoas fazem boas fotos com câmeras simples, até mesmo com compactas. A câmera não pensa por você, ela não usa sua técnica.

Canon Power Shot SX160 IS - 1/5 seg;   f/8;   ISO 100.

Não existe câmera boa ou ruim, existem equipamentos para fins diferentes.
Algo que você deve gastar tempo e energia é no estudo da fotografia, isso se você quiser aprender, se não, continue usando seu Smartphone feliz da vida. Esqueça aqueles tutorias de três minutos do Youtube, se estudar pela internet, procure coisas com conteúdo mais aprofundado, cuidado com workshops que prometem te transformar em super fotógrafo de um dia pro outro, fotografia é uma matéria, você precisa entender, praticar e repetir, para fazê-la bem.

Uma ótima opção nos dias de hoje, por mais ultrapassado que possa parecer, são os livros, nos dias de hoje existem várias editoras especializas em fotografia, livros com excelente conteúdo, outros nem tanto, mais ainda sim, é uma das melhores formas de estudar, sem perder tanto dinheiro. Se você não está disposto a perder um pouco de tempo, estudando fotografia, acredite, você não quer aprender fotografar, você quer ser passar por fotógrafo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo de Imagem Ajuste o Seu

Entendendo a Escala do Diafragma

Entendendo o Obturador da Sua Câmera