SETUP DE ILUMINAÇÃO PARA RETRATO

A maioria dos fotógrafos iniciantes acredita que, para se obter um retrato de qualidade é necessário uma grande estrutura ou equipamentos de ponta. Na verdade isso tudo cai por terra quando a técnica é empregada de maneira correta!

Seja um auto retrato, uma foto um pouco mais formal para seu perfil do LinkedIn, ou até mesmo para Facebook. Um bom retrato é sempre bem vindo e levanta a autoestima de qualquer pessoa.

Então chega de conversa e vamos ao que interessa!

Para um retrato bem bacana é interessante que se use uma luz suave! Isso porque a luz suave além de esconder algumas imperfeições da pele gera uma sombra difusa, diminuindo o contraste em luz e sombra tornando o retrato mais harmonioso.

Para conseguir uma fonte de luz suave, será necessário que você consiga deixar sua fonte de luz difusa, ou seja ao invés de jogar a fonte de luz direto para seu assunto é interessante que essa luz transpasse por algum coisa que a deixe menos "dura", pode ser: uma sombrinha difusora, um softbox, uma cortina branca na janela, etc. Outro solução para não jogar a luz de forma direta no assunto é você rebate-la em alguma coisa como; uma parede, um rebatedor(pode ser uma placa de isopor), uma camiseta branca, qualquer coisa que posso rebater a luz e expandi-la. Mas atenção, fique muito atento a cor da superfície que você usará para rebater a luz, dependendo da cor, ela poderá ser jogada em seu assunto.

Esquema 1.
Luz rebatida.


Até o momento falamos de como deixar a fonte de luz difusa, agora falaremos da fonte de luz em si. Você pode utilizar diversas coisas como fonte de iluminação para seu assunto por exemplo, uma luz de janela, muita gente fala de retrato com luz de janela, mas o que vejo é que muitos não conseguem executar de forma correta. A janela é uma fonte de luz grande (pelo menos quando temos sol), e isso é um ponto crucial para uma luz suave, quanto maior sua fonte de luz e mais próxima do assunto, mais difusa é a sombra obtida.

 Esquema 2.
Luz de janela.

Isso aliado a uma cortina branca translucida, temos um leque enorme de como podemos trabalhar nossos retratos. Isso porque a cortisona além de deixar a luz suave, ela funciona como um ajuste fino no sol que entra pela janela. Uma outra possibilidade de fonte de luz pode ser o seu flash speedlite, apesar de compactos os flashes dedicados tem uma ótima performance para retratos, sem falar que hoje em dia conseguimos um flash sem gastar muito.

 Esquema 3.
Luz do flash com sombrinha difusora.

 Uma coisa que devemos lembrar é de usar a iluminação a 45º graus do assunto, não é uma regra, longe disso, mas quando se tem apenas um ponto de luz, você consegue fazer com que o ponto de luz abranja mais o assunto. Um outro detalhe que deve ser levado em consideração é a distancia que seu fotografado está do fundo. Dependendo da incidência da luz no fundo, ele pode ficar mais escuro ou em tons de cinza. Espero que esses esquemas de iluminação possam te ajudar. Forte abraço e até a próxima.

Abaixo mostro alguns auto retratos que fiz ao longo do tempo para minhas redes sociais.
Se quiser trocar uma ideia por aqui ou pelo meu Instagram, fique a vontade.
Instagram: @fabiocarneir0



Auto retrato feito com luz de janela. Foto: Fábio Carneiro.




Auto retrato - flash lateral.






Auto retrato - flash+sombrinha difusora.






   




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo de Imagem Ajuste o Seu

Entendendo a Escala do Diafragma

Entendendo o Obturador da Sua Câmera